Jiu Jitsu Ac. Cripaul (Equipe Tubarão - GFTeam) Instrutor Rafael Lanzillotti

O jiu-jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão e Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte.

origem CBJJ

Total de visualizações de página

20 julho 2009

Anabolismo x Catabolismo

O entendimento da relação anabolismo X catabolismo é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. Primeiramente vou explicar, de forma simplificada, o que significa anabolismo e catabolismo.

Anabolismo: são processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras. A síntese protéica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.

Catabolismo: são processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição.

Principais fatores que favorecem o anabolismo:
- Treinamento adequado visando hipertrofia, com alta intensidade e baixo volume;
- Alimentação adequada ingerindo (1,8g X peso corporal) de proteína de origem animal por dia. Esta proteína devera ser ingerida juntamente com carboidrato após o treinamento e sozinha antes de dormir. Estes dois momentos são favoráveis para uma melhor síntese protéica;
- A qualidade do sono é importante para que ocorra o anabolismo. O sono deverá ser durante a noite, tranqüilo e profundo.

Principais fatores que favorecem o catabolismo:
- Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos;
- Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar para ingerir alimentos também favorece o catabolismo;
- Sono inadequado ou insuficiente;
- Ingestão de bebida alcoólica.
Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular.

Flávio Sobierajski - Personal Trainer

Um comentário: