Jiu Jitsu Ac. Cripaul (Equipe Tubarão - GFTeam) Instrutor Rafael Lanzillotti

O jiu-jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão e Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte.

origem CBJJ

Total de visualizações de página

24 fevereiro 2009

Orientação Nutricional em dias de Campeonato de Jiu Jitsu

Uma competição de jiu-jitsu é realizada no esquema de eliminatórias simples. Para adultos, as lutas duram de 5 minutos para os atletas faixa branca até 10 minutos para os faixa preta. Este é um exercício intenso e de curta duração, portanto o organismo utiliza principalmente a glicose como combustível para os músculos.
Orientação nutricional para o dia da competição: O dia da competição deve obedecer os mesmos princípios do período de treino. Ou seja, não deve ser realizada em jejum. O atleta tem que se programar para realizar uma refeição pelo menos 1 hora antes do início da competição. Geralmente, os campeonatos de jiu-jitsu acontecem de manhã, portanto, a última refeição antes da competição é o café da manhã. Segue um exemplo de cardápio: pão de forma, francês ou bisnaguinhas com cream cheese light, requeijão light, ricota ou geléia / vitamina de leite desnatado com banana, mamão e neston ou aveia. Nos intervalos entre as lutas é importante manter-se hidratado.
Se os intervalos forem muito grandes ou o número de lutas for excessivo, aí torna-se necessário um novo consumo de alimentos contendo carboidratos (barra de cereais, por exemplo). Após o término da competição, é importante a realização de uma refeição com as mesmas características da refeição sugerida no pós-treino.

Um comentário: