Jiu Jitsu Ac. Cripaul (Equipe Tubarão - GFTeam) Instrutor Rafael Lanzillotti

O jiu-jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão e Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte.

origem CBJJ

Total de visualizações de página

02 maio 2010

AS VANTAGENS DE QUEM PRATICA JIU JITSU


Aprendizagem da disciplina e o respeito às regras: No jiu-jitsu o aluno aprende as normas de conduta através do relacionamento na academia, observando as regras e disciplina de grupo, desenvolvendo o conceito de respeito pelos companheiros, professores e Mestre. Aprende atitudes simples como a saudação aos mais graduados, cortesia no tratamento com as pessoas, higiene, atenção às instruções, etc. Ajuda, também, a eliminar o mau carácter, agressividade, passividade, timidez, insegurança.

Autoconfiança e auto estima: No jiu-jitsu a autoconfiança é desenvolvida através da noção de igualdade entre todos, na possibilidade do fraco superar o mais forte, transformando situações desvantajosas em vantagens. A integração no jiu-jitsu leva ao conhecimento de si mesmo, permitindo criar a noção de respeito entre todos, ajudando a solidificar a auto-estima de cada um.

Desenvolvimento da coordenação motora: No jiu-jitsu os movimentos são variadíssimos e requerem concentração e coordenação motora desenvolvida, mesmo aqueles com deficiências na psicomotricidade conseguem através dos movimentos repetitivos e em série, melhorar as respostas coordenadoras dos movimentos.

Melhoramento dos reflexos: Os praticantes de jiu-jitsu ficam mais rápidos, com os reflexos mais apurados, visto que, o corpo tem que se adaptar rapidamente/frequentemente a novas posições, prevenindo assim situações desvantajosas.

Atenuação das tensões: O jiu-jitsu através do seu treino, ajuda a aliviar as tensões do dia a dia, canalizando estas energias de forma construtiva, no exercício físico e mental, exigido na sua aprendizagem.

Controle da ansiedade: O treino do jiu-jitsu possibilita o controle da ansiedade, através das diversas situações criadas que imprimem a disciplina da calma, ensinando a esperar o momento certo do ataque e de defesa. O jiu-jitsu controla a ansiedade, porque esta provoca movimentos errados e precipitados, a paciência é uma virtude nesta arte marcial.

Controle emocional: O jiu-jitsu desenvolve uma imagem exata de si mesmo, trabalhando com as atitudes e reações reais no seu treino, desenvolvendo assim um autocontrole em situações diversas. Tendo mais autoconfiança e aprendendo a canalizar as suas forças, o indivíduo aprende a ter mais controle de suas atitudes, dominando as suas emoções.

Integração social: O jiu-jitsu ensina-nos a respeitar todas as pessoas, inclusive os mais fracos fisicamente. No jiu-jitsu vemos constantemente o mais fraco sobrepor-se ao mais forte através do uso da técnica aprendida.

Capacidade Física: Tal como a maioria das artes marciais, o jiu-jitsu melhora a condição mental e física dos seus praticantes. É um desporto bastante completo, pois recorre à utilização de todos os músculos do corpo, permite aos atletas uma vincada evolução da sua resistência cardiovascular, potência muscular e elasticidade

Parte do Projeto - Jiu Jitsu Desportivo - Rafael Lanzillotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário