Jiu Jitsu Ac. Cripaul (Equipe Tubarão - GFTeam) Instrutor Rafael Lanzillotti

O jiu-jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão e Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte.

origem CBJJ

Total de visualizações de página

27 fevereiro 2009

Efeitos da ingestão crônica de álcool nas questões do desempenho esportivo

Os atletas que consomem grandes quantidades de álcool com freqüência enfrentam problemas sociais e físicos associados à bebida. Os primeiros problemas que afetam o desempenho esportivo incluem nutrição inadequada e estilo de vida ruim (p. ex., sono e recuperação insuficientes). Por ser um nutriente bastante energético (fornece 7 kcal ou 27 kJ por grama), o álcool pode aumentar o peso, problema típico no caso de grande ingestão. Fatores adicionais, como padrões irregulares de alimentação e seleção de alimentos gordurosos, podem levar ao excesso de consumo de energia. Uma história comum, particularmente nos esportes de equipe, é a do atleta que ganha quantidades significativas de gordura corporal fora da temporada por conjugar aumento da ingestão de álcool e redução no gasto em exercícios. Muitos jogadores precisam passar parte significativa da pré-temporada (e até mesmo o começo da temporada) em condicionamento para reverter os problemas do aumento de peso e da diminuição da forma física. Obviamente, isso é uma desvantagem para o desempenho e para a longevidade da carreira esportiva.

Fonte: Livro Nutrição Esportiva / Ronald J. Maughan e Louise M. Burke; trad. Denise Regina de Sales - Porto Alegre: Artmed, 2004.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, está cheio de informações interessantes!!!!!
    Valeu

    ResponderExcluir